quarta-feira, 8 de julho de 2009

DIVERSIDADE DE TEXTOS É INVESTIMENTO

“ DIVERSIDADE DE TEXTOS É INVESTIMENTO CULTURAL”
O trabalho com a diversidade de textos é justificado pela necessidade de promoção das capacidades dos alunos, atendendo as demandas e desafios da sociedade. O conhecimento das crianças sobre cada tipo de texto pode ser aproveitado como um elemento enriquecedor do trabalho pedagógico.
O papel dos contextos sociais nestas construções reorienta a visão do adulto, que passa a ver a criança como sujeito ativo na construção de conceitos, dando uma nova perspectiva para uma re-análise da alfabetização convencional.
Em nossas aulas trabalhamos e construímos diversos tipos de textos: Diálogo, Narração, Dissertação, Histórias em Quadrinhos, Poemas, Crônicas, Acrósticos, Cartas, Bilhetes etc., pois acreditamos que através da literatura estamos fazendo um investimento cultural nos sujeitos que deste contexto fazem parte.
O fazer poético, a literatura, aparece como reflexão ao longo das poesias e contos, o exercício lúdico e o jogo de palavras nos aproxima do mundo fora da escola, da realidade e fantasia.
A literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos.
LITERATURA vem do Latim “litterae” que significa “letras”. Em Latim significa um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.
Um texto literário consegue produzir um efeito estético e proporciona uma sensação de prazer e emoção ao receptor.
“A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem” (Louis de Bonald).



GLOSÁRIO
PERSUASÃO: é uma expressão de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude ou realização de uma ação.
RETÓRICA: É a arte criadora de persuasão.
CRÔNICA: É um texto curto que fala de situações do dia-a-dia.
ACRÓSTICO: É uma pequena composição poética escrita co palavras ou versos. As primeiras ou últimas letras de cada verso formam uma ou mais palavras, um ou mais nomes.
POEMA: É uma obra literária apresentada geralmente em versos e estrofes.