segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS" PARABÉNS E ADORO VOCÊ !"

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentaspara a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".Rubem Alves

Rubem Alves

Expressões: Dez Direitos Naturais das Crianças


6 Dezembro 2007 in Casinha Pequenina, Colégio Friburgo, Eventos internos, Período Ampliado No comments
Durante os dois dias de apresentações do Expressões no Teatro Grande Otelo, foi apresentado um texto que citou os Dez Direitos Naturais das Crianças. Freqüentemente esse texto é creditado ao educador e escritor Rubem Alves. Mas não é verdade. Na realidade, os Dez Direitos foram extraídos de um folheto distribuído num congresso sobre educação na Itália, que ele participou. Rubem Alves conta essa história no texto “… o melhor de tudo são as crianças…”. Clique no link para ler todo o artigo. A seguir publicamos os Dez Direitos Naturais das Crianças:
1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.
6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.
7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua.”
Aproveite para visitar o site oficial do educador e escritor Rubem Alves. Leia sua biografia aqui também