quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MULTIPLICAÇÃO E TÁBUADA USANDO OS DEDOS

Multiplicação usando os dedos:

Vejam encontrei neste syte de matemática:
http://matematica.com.sapo.pt/contar2.htm

Durante a Idade Média e o Renascimento, poucas foram as pessoas que chegaram a conhecer a tabela de multiplicar para além de . Assim, usava-se um método muito popular que se baseava no uso dos complementos dos números dados relativamente a 10.


Para multiplicar 7 por 8 tocam-se os dedos associados ao 7 e ao 8, como se observa na figura seguinte .
Note-se que o complemento de 7 está representado pelos três dedos superiores (situados acima dos dedos em contacto) de uma mão e o complemento de 8 pelos dedos superiores na outra mão. Os cinco dedos inferiores representam o 5, ou seja, 5 dezenas. A 50 adiciona-se o produto dos dedos superiores, , ou seja 6, dando no total 56.

O produto adiciona-se dos dedos que sobram de ambas as mãos.
Este método simples de usar os dedos para calcular o produto de qualquer par de números compreendidos entre 6 e 10 foi extensivamente usado durante o Renascimento, ainda hoje é utilizado em certas zonas rurais da Europa e da Rússia

4 comentários:

  1. Profe.adoremos o que a sinhorra postou no blog. Sobre a tabuada com os dedos. UM BEIJÃO DAS SUAS ALUNAS QUERIDAS: Andryelle da Costa Severo e Andrielle Escobar Mattos.

    ResponderExcluir
  2. Oi queridas Andryelle e Andriele, que bom que gostaram, quardem bem pois saber tábuada é para vida toda. Beijão queridas !!!!

    ResponderExcluir
  3. ou issoé mandao vei mas matematia é muito complicao assim fica mais facil

    ResponderExcluir
  4. Professora sou professor de Matemática em Juruti no Estado do Pará, adorei este método e concerteza vou fazer um projeto com os alunos da escola onde trabalho e divulgar nas escolas Estaduais e Municipais daqui da região.

    ResponderExcluir