quinta-feira, 10 de junho de 2010

RELATO DOS LIVROS DE LITERATURA


10/06/2010

Uma vez por semana realizamos o círculo de leitura, onde os relatos feitos pelos educandos muito tem contribuído para o despertar da cidadania e cultura de todos.
Trago duas obras as quais as mensagens dos educantos foi muito significativa, nos reportam a realidade de muitos.
Duas Obras chamaram atenção por trabalhar a questão étnico cultural que compõe o povo brasileiro. As quais trazem contribuições para o combate as forms de discriminação e preconceito, ao mesmo tempo em que valoriza as etnias que constituem o Brasil.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
De : Ana Maria Machado

É uma linda história, onde um coelho branquinho queria casar e ter um filha pretinha.
Em vários momentos da história o coelho tenta descobrir o segredo da cor negra, tenta de todas as formas conquistar seu sonho desejado.
Após a leitura da obra, das reflexões, os educandos percebem e entendem que cada ser tem suas caractrísticas individuais e únicas.

Mensagem esta feita pela educanda Gabrielly Alves Severo:
É que não importa se é branca, preta ou marrom, o que importa é ser amigo e também que cada um de nós tem o nossas características individuais, temos nosso DNA. São heranças que herdamos dos nossos antepassados.

DUDU CALUNGA
De: Joel Rufino dos Santos
A obra conta a história de um preto chamado Dudu Calunga, que ganhou o apelido por ter uma perna só. Toda população local o amava, pois sempre fazia festas em seu terreiro de candomblé onde toda a comunidade participava.
A obra conta a história do povo-afro-brasileiro e da religião Candomblé. Trta de uma questão Social e Cultural ,de discriminação e preconceito com o povo afro-brasileiro.
Duas belas obras que nos remetem ao inicio do ano letivo, quando lá questionava os educandos sobre a profissão dos pais ou responsáveis, na tentativa de conhecê-los para aproximar a realidade. Trabalhavamos com as profissões, valorizando o que cada uma fazia, quando uma edunda negava-se a dizer a profissão de seu familiar, a qual não vou citar o nome. Pois a profissão era tocar sininho. Com muita dificuldade ela revela a profissão, a qual a fiz reconhecer como profissão, a qual trazia o sustento a sua família e trabalhava com a espiritualidade das pessoas que dela precisavam.Valorizamos a cultura afro.

Hoje após o relato do Livro DUDU CALUNGA, vejo que muito contribuímos em relação ao respeito a Cultura e Cidadania desta educanda e família. NATIANE VEGA DA TRIINDADE relata a obra e diz que a Mensagem que tirou para a vida foi de que nós sempre devemos ser amigos de Negros e de Negras, que nunca devemos ficar desanimados com os preconceitos.
Após o relato desta aluna eu questiono a turma se se eles sabem o que é OXUM?
Com muita disposição e conhecimento ,a mesma educanda do inicio do ano que tinha vergonha da profissão da Mãe, relata aos colegas o conhecimento que tem sobre OXUM, fazendo com que todos a escutassem com atenção. Inclusive citando que sua Mãe é Máe de Santo.
Percebo o quanto é importante estar atento a fala dos educandos e aos que muitas vezes não querem falar.Todos tem direitos a se pronunciar e serem respeitados.

“ CIDADANIA NÃO COMBINA COM DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO. A DEMOCRACIA SIM RESPEITA AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, RELIGIOSAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E DE GêNERO”.

OXUM –PAI DE SANTO
CANDOMBLÉ É UM ORIXÁ DA UMBANDA.
Conforme o Censo 200 as religiões que compõem as Religiões no Brasil são:
¬_ Catolicismo: 73%
_Protestanismo – 15%
_Sem Religião- 7,4%
_Espiritísmo- 1,3
_Religiões afr-brasileiras-0,3%
_Outras religiões 1,8% (Testemunhas de Jeová, Budismtas, Santo dos Últimos Dias, Messianicos, Judeus, Esotéricos, Muçulmanos e os Espiritualistas).
Segundo Data Folha de 2010, 61% dos brasileiros são católicos e 25% evangélicos.
Sendo que o catolicismo tende a decrescer em virtude do crescimento de outroas religiões afro-brasileiras.
O Censo 2000 aponta o Candomblé e a Umbanda como parte da religião do Brasil.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário